Sendo fonte dos nutrientes fósforo e potássio, o fosfito é responsável por estimular processos fisiológicos e rotas metabólicas específicas, como incrementar a rota do ácido chiquímico, que produz aminoácidos essenciais, fenóis e outros metabólitos secundários, que contribuem para o aumento da produção, além de atuar no sistema de defesa da planta, principalmente contra Phytophthoracinammomi, principal patógeno que afeta a cultura.
Vantagens do fosfito de potássio
A aplicação foliar do fosfito de potássio contribui para aumentar o número, tamanho e a qualidade dos frutos de abacate e auxiliar no combate à podridão radicular, ou gomose do abacateiro, causada por Phytophthoracinammomi, um patógeno de solo de difícil controle.
Investimento x retorno
O principal benefício se baseia numa melhor nutrição da planta, pois o fósforo é um macronutriente essencial para o crescimento e produção das plantas, interferindo em muitos processos metabólicos, como fotossíntese, respiração, armazenamento e transferência de energia, divisão celular, entre outros, enquanto o potássio contribui com várias atividades bioquímicas, sendo principalmente ativador de enzimas, regulador da pressão osmótica, etc.
Erros
Os erros mais frequentes estão na utilização de doses maiores ou menores que as recomendadas no rótulo do produto e na aplicação do mesmo em condições de ventos fortes e chuvas. Os ventos fortes irão deslocar as gotas que deveriam cair sobre as folhas e a chuva irá “lavar” o produto da planta, sendo necessário reaplicá-lo.
Para mais informações favor acessar: http://www.revistacampoenegocios.com.br/fosfito-de-potassio-via-foliar-aumenta-producao-em-abacateiros/