Ação do silício
Com o Si há mais resistência à parede celular das plantas, o que torna a planta mais resistente a situações de estresses. E, ainda, a aplicação de silício deixa as folhas mais eretas, diminuindo o sombreamento e deixando a planta mais resistente a doenças.
Melhor maneira de utilizar o silício
O Silício intensifica o crescimento e da produção em várias plantas, na promoção de exposição favorável das folhas à luz, que acarreta em aumento da fotossíntese, na resistência a estresses abióticos, como acidez, baixas temperaturas e salinidade, por exemplo, e na composição mineral das plantas.
O Si pode ser um bom aliado da cultura da alface, haja vista que a qualidade comercial da folhosa é avaliada pelo seu índice comercial, uma vez que a adição do Si reduz a quantidade de folhas que apresentam injúrias, patógenos e outros.
Relação do silício contra doenças da alface
A maior parte do Si é incorporada nas paredes celulares, conferindo maior rigidez, elasticidade e proteção, amenizando os efeitos dos estresses de natureza biótica e abiótica. Plantas adubadas com silício são mais resistentes à ação de fungos, bactérias, insetos e nematoides, e também à anomalia fisiológica, conhecida como queima dos bordos. Outra importante contribuição é que o silício pode aliviar a toxicidade de muitos metais pesados presentes em água, solos contaminados ou ainda em solos salinos.
Para mais informações favor acessar: http://www.revistacampoenegocios.com.br/silicio-torna-a-alface-mais-resistente-as-doencas/