O silício (Si) proporciona folhas mais eretas, com diminuição do autossombreamento; à redução do acamamento; à maior rigidez estrutural dos tecidos; à proteção contra estresses abióticos, como redução de toxidez pelos elementos Fe, Mn, Al e Na; à diminuição na incidência de patógenos e ao aumento na proteção contra herbívoros, incluindo os insetos-praga de culturas agronômicas, como as hortaliças.
Benefícios do silício
O Si apresenta uma função importante nas relações planta-ambiente, uma vez que pode dar às culturas melhores condições para suportar a situação de estresse, pode também aumentar a resistência a várias doenças fúngicas, bacterianas e causadas por nematoides, além de insetos pragas.
De dentro para fora
Devido à acumulação na epiderme das folhas, o Si ativa genes envolvidos na produção de compostos secundários do metabolismo, como os polifenois, e enzimas relacionadas com os mecanismos de defesa das plantas. Deste modo, o aumento de silício nos tecidos vegetais faz com que a resistência da planta ao ataque do fungo patogênico aumente, devido à produção suplementar de toxinas que podem agir como substâncias inibidoras do patógeno.
Para mais informações favor acessar: http://www.revistacampoenegocios.com.br/silicio-protecao-e-nutricao-para-as-hortalicas/