O Si contribui para o crescimento das plantas e para o aumento de produtividade de diversas maneiras, tais como melhora das condições morfológicas e bioquímicas, contribuindo diretamente para a nutrição e aumentando a resistência a pragas e doenças, e atuando em várias rotas de estresse na planta.
O caso da cana
O acúmulo do ácido monossilícico ocorre principalmente nas paredes das células, contribuindo para o fortalecimento da estrutura da planta e aumentando a resistência ao acamamento e ao ataque de pragas e doenças.
O ataque de pragas, principalmente a broca do colmo, cigarrinha e doenças tais como a ferrugem e outras, é diminuído em cultivares com maiores acúmulos de Si. Em experimento variando a dosagem de silicato de cálcio (0, 2.500 e 5.000 kg/ha, equivalentes a 425 e 850 kg/ha de Si puro, respectivamente), os tratamentos com Si resultaram em significativo aumento da resistência da cana-de-açúcar ao ataque de Eldana saccharina, broca-do-colmo que ataca lavouras na África do Sul. De modo geral, a massa de brocas e os danos causados pela mesma foram reduzidos em aproximadamente 19 e 33%, respectivamente, quando a dose de Si foi de 2,5 e 5 t/ha.
Em ambientes com déficit hídrico, o acúmulo de Si nas folhas gera uma dupla camada de sílica cuticular, onde, pelo aumento da espessura da epiderme da folha, ocorre uma redução da transpiração, diminuindo a abertura dos estômatos e limitando a perda de água das plantas.
Para mais informações favor acessar: http://www.revistacampoenegocios.com.br/silicio-proporcionar-mais-acucar-na-cana/