O silício (Si) é considerado um elemento benéfico para as plantas que vem sendo estudado em várias espécies cultivadas, visando melhorar a qualidade nutricional e fitossanitária. Benefícios que incluem aumentos na produtividade e na resistência a estresses bióticos e abióticos, tais como excesso de metais pesados, deficiência hídrica e doenças fúngicas.
Plantas mais produtivas, com menos doenças e mais vigorosas. Este é o resultado que muitos horticultores vêm obtendo ao utilizar o silício como mais um nutriente para a nutrição do tomateiro.
Para o tomateiro
O silício atua diretamente na diminuição da taxa de incidência de doenças e até mesmo no ataque de insetos, devido a sua deposição abaixo da cutícula, o que faz com que a espessura da epiderme aumente e ele atue também como uma barreira mecânica contra patógenos e insetos.
O silício pode interferir também na arquitetura das plantas, favorecendo a fotossíntese, por proporcionar folhas mais eretas, resultando em uma maior eficiência fotossintética. Outros benefícios, como a redução da toxicidade do manganês (Mn), ferro (Fe) e outros metais pesados, redução da transpiração e aumento da absorção e metabolismo de elementos, como o fósforo (P), são observados.
Dicas importantes
- Plantas com níveis mais elevados de silício tendem a conter mais nitrogênio em seus tecidos.
- A aplicação de silício deixa as folhas mais eretas
- Os efeitos do silício na cultura do tomate são mais evidentes quando as plantas são submetidas a algum estresse, podendo ser ele de natureza química, física ou biológica.
Para mais informações favor acessar: http://www.revistacampoenegocios.com.br/silicio-ajuda-na-absorcao-de-nutrientes-no-tomateiro/